segunda-feira, 2 de junho de 2008

O futuro.

Há uns tempos para cá tenho lido e visto muita coisa sobre como vai ser o nosso futuro, inovações, novas tecnologias, sociedades, etc, e tudo isso deixa-me mesmo ansioso para saber o que vem aí. Vocês de certeza que já repararam que mais que nunca o mundo é um mar de oportunidades, repleto de pessoas e novas ideias. Questões como a clonagem, energia e saúde estão na moda e podem ser realmente o futuro.
Penso que a grande viragem no mundo se vai dar em breve, mais não seja a crise dos combustíveis está aí à porta e vai alterar decididamente a forma como vivemos, mas também muitas das sociedades modernas que começam a chegar a um ponto crítico e necessitam de uma remodelação.
Curiosamente o último filme que vi, Appleseed, deixou-me com muitas dúvidas, embora seja um filme baseado em Anime, tinha uma enredo e história muito bom: uma sociedade clonada pós 3ª Guerra Mundial. Houve também um comic que segui com atenção, Post-Nuke, também um pós Guerra e mesmo livros como O fim do Petróleo, têm despertado em mim uma curiosidade enorme sobre o futuro.

Como será a música no futuro?
Que tipo de transportes vamos utilizar?
O que estará na moda?
Qual será o ideal de beleza?
Que partidos políticos e em que moldes vai ser governado o mundo?
Quanto valerá o dollar?
Usaremos petróleo?
Quem vai ser a grande potência económica do futuro?
Haverá uma guerra?

E é neste último que eu gostava de focar atenções. Reparem que tudo o que se encarrega de prever o futuro tem uma guerra intrinsecamente ligada. Sou sincero. Neste momento uma guerra mundial para mim parece-me impossível. Depois de 2 experiências desastrosas no século passado, não vejo porque não as organizações mundiais o evitarem. Mas que interesses se vão defender no futuro? Essa sim é a pergunta que se deve fazer. Petróleo armas nucleares ou simples supremacia. Levarão eles a uma guerra? Talvez, cá estaremos para ver. Um futuro risonho espero eu. E que bonito podia ser Estou a lembrar-me da cidade Utopia que vi no filme Appleseed. Que efeitos gráficos. Explosivos.

4 comentários:

Anónimo disse...

Enaugurando os comments (julgo eu!) Só vim aqui responder à pergunta do ideal de beleza. Obviamente no que toca as mulheres eu digo.. Monica Belluci sempre.

Vá, se calhar até falava das guerras. Mas não pode ser uma coisa muito cultural,tem que ser uma coisa sem conteudo nenhum. Só para dizer que tenho muito medo dessas coisas porque jogo muito joguinho que mostra que se houver uma 3ª, é pra partir isto tudo. Tal como se diz "à terceira é de vez", já perdemos duas opurtunidades pra estar quietos.
E eu até vejo um final muito estupido... imaginemos que, estando nós numa guerra, andamos a atirar bombas uns ao outros... mas as bombas que nós atiramos acertam nas bombas que estão em territorio inimigo XD. Aquilo abana e se houver uma daquelas que consiga reduzir aqui o planeta azulinho a pó... :S Lá vai tudo (que chunga até foi sem querer).

Assim, o que tu viste no appleseed até é um final bem feliz! Pelo menos fica cá alguem para contar a história.

Anónimo disse...

Pa mas são clones. E retiraram-lhes a capacidade reprodutiva. Achas isso um final feliz até que ponto? xD

Marta Sousa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marta Sousa disse...

Diogo: as guerras de hoje já não são com tanques e caças nem com bombardeiros. A guerra de hoje é económica e, sobretudo, tecnológica. Estamos em guerra e nem reparamos. Estamos em guerra quando obrigam o ser humano a perder humanidade. Estamos em guerra quando nos impõe câmaras de vigilância por todo o lado, estamos em guerra quando seguem todos os teus passos. O mundo está em mutação e o próprio conceito de guerra mudou! Possivelmente já deves ter visto o Zeitgeist, apesar de ser um documentário com algumas fragilidades mostra por "a mais b" o que poderá acontecer (ou não) num futuro muito próximo. Vivemos a fase do poder bélico desde a Pré-História até à II Guerra Mundial, passamos por um pequeno período de poder político que se estende desde o fim da II Guerra Mundial até ao final da Guerra Fria. Agora vivemos um período em que o que manda é o poder económico. Esta é a minha visão das coisas.





caso não tenhas visto:
www.zeitgeistmovie.com/