sábado, 19 de julho de 2008

Manias


Com excepção de um ou dois blogs que conheço e visito com relativa frequência, a maioria está infestado de manias.
Eh pá! Aquele gajo tem um contador! Também vou pôr.
Cum catano! Estes participam no SuperBock Best Blog, também quero!
Ainda por cima a maioria dos escritores apanhou a mania de que são colunistas perversos e capazes de subjugar tudo ao seu poder crítico bem ao estilo do Ricardo Araújo Pereira. Nem como a Odete Santos quanto mais como esse senhor?
Os blogs que vejo por aí, criticam, criticam e no fim acabam por não dizer absolutamente nada. Ao acabar de ler um texto chego ao fim e perdi 5 minutos da minha vida, porque a verdade nua e crua é que eles não acrescentam absolutamente nada ao que eu já sei e só pegam em temas mais que batidos e falados.
Mas nem vou entrar por aí, isso são manias dos escritores. Agora o que eu acho que é uma mania irritante do blog como conjunto de pessoas é a constante obsessão por número de visitas. Todos os blogs agora têm contador. Todos eles fazem estatísticas do número de visitantes e parece que só servem mesmo para aumentar a auto-estima dos bloggers, porque a utilidade daquilo resume-se a um zero redondo! O que interessam os números? Este blog até podia ter 1000 visitas por dia que não era isso que ia melhorar a qualidade dos meus textos.
Outra muito recente foi a mania do concurso SuperBock. Estou farto de receber e-mails a dizerem para votar em determinado blog em determinada área. Acham mesmo que eu vou votar em algum blog só para que o ego de determinado blogger saia maior quando o concurso acabou porque acabou em respeitoso 3º lugar? Sim, porque os blogs que vão ganhar aquilo têm uma qualidade superior e não vão precisar de andar a mandar e-mails dinâmicos para toda a gente a pedir "um voto por favor!". Além disso já votei e acho que bem.
Mas tudo bem, afinal este mundo Blogger de que faço parte há já algum tempo também se rendeu ao "razoável e medianozinho" desaparecendo as discrepâncias tornando-se numa comunidade laica. Já não há grandes blogs, já não há grandes escritores nem grandes ideias neste mundo que era tão agradável quando elas existiam. Agora há blogs razoáveis, com bom aspecto e com textos giros. O que me descansa é que ainda há dois ou três sítios em que consigo ver alguma coisa diferente e interessante, cabe a vocês descobri-los.
Peço desculpa aos bloggers que se possam sentir afectados com as minhas palavras, se calhar até eu próprio estou a dar um tiro no pé, mas é a minha opinião e quando não puder dar a minha opinião num blog aí sim, isto vai estar de rastos.

Sem comentários: