domingo, 20 de julho de 2008

J.F. Kenedy

Caríssimos leitores, mais uma vez escrevo ao meu amigo Diogo a falar de algo que me tocou.
Na passada sexta, dia 6 de Junho, a Dois transmitiu um documentário sobre uma das mais importantes figuras da América: Robert Kennedy. Não confundir com o assassinado irmão, J.F. Kenedy. Ignorância minha sobre a história deste notável Senhor desconhecia a sua cruzada pela paz e pelas igualdades sociais.
O conturbado percurso político de J. F. Kennedy, no qual Bob teve grande influência, pois sempre o apoiou, foram a sua sombra durante a sua presidência do estado de Nova York e o inicio da sua candidatura à presidência dos Estados Unidos da América. Mas as suas ideias revolucionárias e inovadoras foram a chave do seu sucesso. Bob Kennedy acreditava que tínhamos que enfrentar os problemas de frente para os resolvermos, que tínhamos que estar nos locais para perceber os verdadeiros problemas; e ele não só falou como fez: foi ao interior Mississípi constatar que havia pobreza, foi ao estado do Alabama ouvir os lamentos dos que passavam fome dizendo “Gastamos 65 biliões de dólares em armamento no último ano, 3 biliões em cuidados com os nossos cães, se me perguntarem sobre a fome que aqui vejo, eu digo que podemos fazer algo mais para combater isso” (adaptado).
Defensor assumido da retirada das tropas Americanas do Vietname, teve já no mandato presidencial do seu irmão grande influência na crise dos mísseis cubanos, podendo ser atribuídas a ele as negociações pacíficas, ao contrário de uma invasão a Cuba. Defendia os pobre e a inserção dos negros, procurava melhores condições de vida para ao seu povo, fazendo dos seus ideais o seu porta-estandarte conquistou o carinho dos americanos. Como ele dizia:”Some men see things as they are and say 'Why?' I dream things that never were and say, 'Why not?’” (“As pessoas olham para o que existe e perguntam porquê, eu sonho coisas nunca antes vistas e penso: porque não?”)



Sempre com um ar divertido, mas muito decidido ganhou um lugar no coração dos americanos e um pouco por todo o mundo. Na noite em que conquistou o estado de Chicago, estado fundamental para a sua candidatura chegar à Casa Branca foi alvejado à saída do comício. Quando estava a ser assistido apenas teve tempo de perguntar à sua esposa “Há alguém ferido?”. Espanta-me até como numa hora destas ele se preocupava com os demais…
Era apenas um pouco da vida deste sonhador e visionário que eu gostava de partilhar com vocês. A par de Luther King, Bob Kenedy foi, para mim, uma das mais importantes figuras a década de 60 na defesa dos direitos humanos e na procura da igualdade social e racial. Quer um, quer outro tinham um sonho. Apelo a todos vocês que o ajudem a realizar. Abraços

Sem comentários: