sexta-feira, 6 de junho de 2008

Outro futuro

Ao ver o teu último post pus-me cá a pensar com os meus botões no dito “futuro”, e não me animei muito…

Como tu falas-te a ”grande viragem” está para vir, e eu penso que será na próxima década e, infelizmente, penso que o cenário será uma guerra… Não acredito muito que os grandes órgãos internacionais a possam prevenir… julgo que já todos vimos séries, filmes, ou lemos livros sobre o futuro e, como tu também referis-te, há sempre uma guerra…

A pressão económica será um dos principais motores deste negro futuro… O petróleo, o lubrificante, a sede de poder e a necessidade de existir serão os motivos principais…. Que mais não seja, a história leva-nos a ver a reviver de forma cíclica conceitos opostos: paz, guerra, paz, guerra, paz… basta ver a recente história (últimos 200 anos) e facilmente constatamos isso. Uma das coisas que me faz acreditar que realmente isso vá acontecer é a evolução da sociedade, passo a explicar:

Apesar de toda a evolução a nível tecnológico e científico a evolução do ser humano a nível intelectual não tem conseguido dar resposta (queria referir que não me considero superior intelectualmente a ninguém, apenas com um diferente focus). Basta reparar nas sociedades mais populadas, mais importante e mais influente do globo, América, China, Japão, França, e a decadência em que estão a cair…

Esta é uma imagem do filme “Lost in Translation” e esta é uma cena especial, onde o actor principal vai a um programa da televisão japonesa… a cena é deprimente e degradante…. Aconselho vivamente o filme. Eu acho que esta mudança se deve à falta de tempo que os pais têm para os seus filhos, e para os educar… O exemplo nacional do que esta a acontecer um pouco por todo o mundo é o fenómeno da geração “Morangos com açúcar”. Hoje em dia os jovens não têm o acompanhamento necessário para filtrarem o que realmente é bom…

Para juntar a isto tudo lembro que o ser humano quando levado aos seus limites activa o instinto de sobrevivência que nos leva a esquecer quase toda a racionalidade…

Todavia, há esperança, e espero estar errado!!! Mas espero mesmo estar errado!!

Eu também estou curioso para saber como será o futuro, mas um passo de cada vez, para já deixo um conselho, aproveitem o presente.

Abraços


Texto do meu querido amigo Miguel Oliveira
Apreciem.

3 comentários:

Anónimo disse...

Miguel o texto ta fantastico e eu nao podia concordar mais! Acho que estamos mesmo a caminhar a passos largos para uma nova guerra mundial, s e q ja nao estamos efectivamnt numa, sem sequer nos apercebermos disso!!
e qto aos morangos cm açucar sao absolutamnte repugnantes, cm a maioria da filosofia barata das novelas d quinta da tvi e nao so! .. n sou a favor da proibiçao nem d radalismos mas acho q pogramas cm esses deviam ser mais bem pensados por parte d quem os faz, deviam ter consciencia da influencia que têm junto dessas crianças, que passam a maior parte do dia sem os pais, sem alguem que lhes de alguma formaçao civica.. so assim cnsigo entender fenomenos cm os tokio hotel, os morangos, carolina michaelis, columbine! No fundo axo q o calvario para onde caminhamos deve-s a falta d formaçao e ignorancia e a falta de afectos, atençao carinho, dialogo nas familias! parece que nem o proprio estado esta interessado em criar uma sociedade pensante com espirito critico, capaz d equacionar raciocinar e avaliar, ao invés potenciam uma sociedade irracional, cega ignorante submissa! Facilmente manipulada e influenciavel! faciil d ser levada pela propaganda pela publicidade pelo consumismo, que e afinal a base de toda a economia ocidental/mundial globalizada!..

é absolutamnte incrivel como as pessoas se deixam levar pela caixa "magica", q mudou o mundo i mai n sei q--lool-. Passam hoooras em frente a tv, fazem o q ela diz, comem o q ela diz, vestem o q ela diz, educam os filhos como ela diz!! e arrepiante cm ja ng questiona, duvida, poe em causa!! das pessoas q vÊem as tardes da julia qtas e q ja leram um livro?

a verdade e q sinto cada vez um maior vazio e menos sentido para a vida! tudo parece inverosimil, futil, efemero! ja n ha religiao q m de segurança, credibilidade, respostas para os problemas reais q atravessamos, n ha estado-naçao capaz d encontrar soluçoes autonomamente, n ha justiça!!

Dsc o pessimismo mas guiamo-nos por que principios afinal???


Ana

Miguel Oliveira disse...

Cara Ana, muito obrigado pelo teu comentário. posso dizer desde já que és alguém racional e atenta ao teu mundo, por outras palavras, alguém interessante. deixo aqui o repto: se tiveres bons temas e bons assuntos as discutir envia o texto ao Diogo e se ele tiver tempo publica; estamos à espera.

agora para o Diogo: que se passa contigo?? não publicas mais nada?? já ai estão as ferias!! tenta arranjar tempo para o blog, abraço

Anónimo disse...

os meus exames acabaram finalmentee! xD dsc, mas n axu q seja tao interessant assim e pale m disso a escrita nao e o meu dom! sou mais d ler o q os outros escrevem, se tiver qualidade, como e o caso deste blog! estive a ler os posts q entretanto publicaram e gosto bastante das vossas reflexoes, partilho ate d algumas opinioes e é sempre bom sentir q nao sou a unica pessoa a pensar o mesmo! Fico mesmo mto contente pelo convite miguel, mas acho q este e um blog mais pessoal e nao quero intrometer.m dessa forma nas memorias do diogo. mas vou lendo os vossos posts prometo, mesmo q n comente! qd tiverem a escrever podem ter a certeza q nao tao a escrever pro nada, agr q tou d ferias vou sempr passar por aqui! acabei agr msm d ler o post sobre o michael clayton, e lembrei.m q e um dos filmes q tenhu aqui no computador ha imensooo tempo e q sempr quis ver mas q fui adiando e ja nem m lembrava! amanha vou ve.lo certamente, ainda por cima e sobre um advogado e vou candidatar-me em direito daqui a uns dias, e palem disso e com o george clooney, nem e preciso dizer mais nadaa! xDD

fico ent a espera dos vossos posts! :p
beijos
Ana