segunda-feira, 28 de julho de 2008

Livros


Sei muito bem que as férias para muito já começaram há muito tempo, infelizmente para mim tenho tido que fazer e tenho tido pouco tempo para as coisas que gosto de fazer.Nos livros que li desde fins de Junho estão:
Milagre de São Francisco de Steinbeck;
Cidade e as Serras de Eça;
O sol nasce Sempre (Fiesta) de Hemingway;
A caixa com forma de coração de Joe Hill;
Boca do Inferno do Ricardo Araújo Pereira.
Sei que não são muitos nem nada de especial em termos de literatura, mas para quem passou 9 meses a ler canhenhos de física e economia o regresso da realidade para o imaginário da leitura é complicado e muito, muito maçador. Não por poucas vezes fechei o livro e perguntei a mim próprio que maçada era aquela que estava a ler que nem tinha correspondência com a realidade. Ler é também uma questão de perseverança, aliás acho que até é muito isso. Afinal de contas os livros não são perfeitos: há partes que gostámos e outra que não. Portanto é preciso agarrarmo-nos àquilo que gostámos e tentar estar atento nas partes que não nos interessam.
Regressando aos livros os que mais gostei foram o Milagre de São Francisco e Cidade e as Serras.
O primeiro é um conjuntinho de histórias e de aventuras de um grupo de amigos na actualidade do séc XIX presumo eu, em pleno São Francisco, quais cavaleiros da Távola Redonda. É uma história de amizade, daquelas amizades profundas e vantajosas para todos entre maltrapilhos, com tendência para a deliquência. Neste livro, da decadência da moral, surge uma bonita história de amor sem fim pelo próximo, surge a amizade como todos a idealizámos. Recomendo vivamente, para quem quer ler algo profundo mas leve e que queira divertir-se um bocado com a desgraça alheia de um monte de personagens entregue aos bichos. Se alguém o ler depois que me diga quanto vale um garrafão de vinho por favor.
A cidade e as Serras nem é preciso falar, tenho pena de nunca o ter lido antes, sei que é uma leitura obrigatória, mas só agora o comprei e só agora tive finalmente tempo para o ler. Pois bem, adorei, é um livro uma vez mais revelador do génio de Eça e da cultura do mesmo. Há uns tempos pedi para uma pessoa, de cultura muito vasta, me descrever Paris, na altura era algo deste tipo que eu estava à espera e não obtive, o que só veio provar que Eça é muito mais genial do que um simples mortal. A forma como ele escreve e descreve causa arrepios mentais.
Sou também sincero, encontrei-me naquele livro como uma personagem e foi fascinante ver como as semelhanças eram tão grandes comigo. Fiquei fascinado. Entretanto, fiquei triste também, porque fiquei ainda com uma noção maior que nunca vou ser tão genial ou escrever tão bem como senhores deste calibre, o calibre do início do séc XX reflectido em Eça e Pessoa.
Quanto aos outros livros, gostei da leitura ligeira, dentro do domínio do drama e do terror do livro de Joe Hill, mas não passou de uma leitura em forma de divertimento do qual não tirei nenhum resultado prático, incluo o de Hemingway, estava à espera de mais, mas a tradução também não me pareceu bem feita e não lhe dei a devida atenção na leitura. Mais um para reler daqui a uns anos. Quanto ao do Ricardo já aqui tinha dito o que julgava e não me vou alongar.
Resumindo, para quem quer uma leitura divertida, mas bem escrita e com um sentido moral, Steinbeck, para quem quer fazer uma viagem por Paris do século passado e pela ruralidade portuguesa num misto de descrição pormenorizada e culturalidade Cidade e as Serras. Os outros não recomendo por aí além mas, como dizem que o saber não ocupa lugar, leiam, leiam muito.
Entretanto vou a meio d'O Castelo do Kafka, quando acabar digo-vos alguma coisa.

6 comentários:

Anónimo disse...

xD tenhu o cidade e as serras na minha estante ha anos, ja tentei ler qd tinha praí 14 anos! mas naquela altura ainda nao compreendia, nao conseguia entender! estou agora a ler o primo bazilio, q ta a ser fantastico também,e recomendo completamnt! talvez depois pegue finalmente na cidade e as serras!

Ja leste o mundo de sofia?

*

Diogo Garcez Gonçalves disse...

Ja me disseram várias vezes para ler...acabei por nunca o fazer...aconselhas?
O primo Basílio está aqui na estante, mas Eça tem que ser guardado, não quero ler tudo num mês.

Anónimo disse...

sim, e bastante bom! e a historia d um prof d filosofia que manda cartas a uma rapariga de 14 anos, a sofia!é como se cada carta fosse uma pista.. è qlqer coisa d fantastico! cada carta tem uma especie d tema relacionado com filosofia, lembro.me d uma ser sobre legos! xD e tudo numa linguagem mto simples e acessivel!

e a vida inteira do miguel esteves cardoso? acho q foi um dos melhores q ja li. tb gosto mto de antonio lobo antunes xD lol

*

Diogo Garcez Gonçalves disse...

Lobo Antunes li alguns artigos dele em revista e nunca me cativou, se calhar com uns livrinhos o meu gosto literário vai lá. Miguel Sousa Tavares li e adoro. Excepcional mesmo, mas sou suspeito, adoro o raio do homem, embora eu seja muito maior fã de autores estrangeiros, principalmente da zona dos balcãs. Vou ver se arranho então o mundo de sofia a ver se o leio.

Anónimo disse...

Miguel Esteves Cardoso! miguel sousa tavares nca li. Fiquei 'apaixonada' pelo lobo antunes qd o vi na grande entrevista cm a judite d sousa ha uns tempos. este senhor tem uma personalidade com há poucos! foi como com o ricardo araujo pereira! comecei a admira.lo verdadeiramt depois d o ver com a ana bola no camara clara, foi o unico camara clara q consegui ver até ao fim! ele e d uma inteligencia perspicacia e cultura absolutamente incriveis! lembro.me de el falar no livro o barao, e q o adorou, ando pa le-lo ha imensoo tempo msm, talvez seja o proximo, n sei!

Normalmente detesto reler livros, mas acho q o mundo d sofia vale a pena! ja o li ha mto mto tempo mesmo mas vou tentar rele.lo estas ferias. pelo menos na altura achei mtoo bom!

xD

Diogo Garcez Gonçalves disse...

Não gosto do Miguel Esteves Cardoso. É irritante. A minha opinião.
Entretanto já estou na posse do mundo de sofia. Começar a ler e em breve opino xD