segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Processos “core”

Designam-se por processos “core” os processos essenciais ao funcionamento de uma empresa ligados a uma cadeia de valor e são transversais a toda a empresa, como quem diz, todos os departamentos estão abrangidos por estas actividades incluindo o departamento comercial, financeiro, produção, qualidade, marketing ou design.
Estes processos “core” suportam as competências chave de uma empresa ou organização, transformando entradas em saídas no caso de indústrias ou criando valor para os clientes no caso dos serviços, porque essas são as competências essências no caso de uma e de outra.
Assim será fácil perceber que o desempenho destes processos é crítico e a sua compreensão essencial para aplicar um qualquer projecto de melhoria que irá beneficiar em muito a actividade de criação de valor para a entidade.
Depois de identificado o processo chave, é também necessário saber quem é o responsável, saber qual o seu desempenho (através de indicadores adequados) e por fim aplicar o processo de melhoria.
Imagine-se uma serração como as presentes no distrito do Porto, com cerca de 10 funcionários, uma pequena empresa portanto, que terá que facturar alguns milhões de euros anuais para sobreviver às intempéries do mercado.
Logo à partida, pode-se julgar ser fácil encontrar facilmente processos chave, no entanto deve-se ser muito rigoroso, porque ao criar um projecto de melhoria devemos atacar apenas um e concentrar a nossa atenção nele, no entanto isto não deve implicar o desconhecimento dos outros e por isso deve-se ter em conta uma análise de processos factual e cuidadosa.
Processo de compra de matéria-prima – a actividade de comprar madeira em bruto (árvores) transforma o dinheiro em matéria-prima e suporta a competência chave de transformação de árvores em bruto em madeira facilmente utilizável. O desempenho é crítico pois se este processo não funcionar devidamente toda a indústria pode parar e como é o primeiro processo no tempo de transformação, pode sem dúvida ter influência no produto final. Este é um processo ligado à cadeia de valor da empresa e crítico para o sucesso no mercado, mais a mais é transversal a toda a empresa e não só ao departamento de compras por exemplo, mas também ao de logística (a que distância está e como o vou transportar?), produção (o que preciso e em que quantidade?), financeiro (Quanto posso gastar e em que vou gastar?) e marketing (o que quero e posso vender?) por exemplo. É então um processo chave que deve ter-se em conta para ser analisar quais os erros e ineficiências que provoca.
Outros processos chave desta empresa ficam aqui a título de exemplo:
  1. Processo de entrega das árvores e matéria-prima em bruto;
  2. Processo de serrar a matéria-prima em parquet, tábuas, barrotes, brickets, lenha, etc;
  3. Processo de armazenagem da madeira nas suas mais diversas formas;
  4. Processo de venda da madeira nas suas mais diversas formas;
  5. Processo de distribuição do produto final.

Mas porquê tanto cuidado a analisar e gerir estes processos? Tudo se prende com o uso dos recursos disponíveis e sua optimização através do desenvolvimento técnico que ideias esclarecidas proporcionam.
Em conclusão os processos chave:
  1. São Críticos para o sucesso,
  2. Estão ligados à cadeia de valor,
  3. São transversais à organização,
  4. Suportam competências chave,
  5. Transformam entradas em saídas,
  6. Produzem valor,
  7. O seu desempenho é crítico,
  8. Beneficiam da aplicação de tecnologias de informação.

Sem comentários: