sábado, 13 de junho de 2009

Romantismo II


"Drama humano, amores trágicos e ideais utópicos" in Wikipédia.

Romantismo como movimento literário ou artístico em geral é isso. Mas e quando dizemos és um romântico, falámos do mesmo? Definitivamente não. Pelo menos na minha opinião.
Alguém romântico a meu ver é alguém que deixou o seu eu para trás, está além do que sente para si e preocupa-se com os sentimentos dos outros. É uma pessoa que extrapolou o seu "eu" e passou a viver para um "nós". Pelo menos no amor é assim.
O romântico vê em folhas que caem, vidas que se perdem numa beleza inimaginável, cheira no ar puro odores de recriação de vida, toca na pedra e além da rugosidade sente anos e anos de viagem e mãos que a alisaram.
O romântico vive num drama humano, porque sofre com os outros, o seu amor é trágico porque realmente é difícil dar certo: não há ninguém perfeito e embora ele não procure o ser perfeito, procura o par que o faça sentir bem, e vive de ideais utópicos como amor eterno, felicidade completa, amizade, família e velhice.
Afinal somos, sim porque eu sou um romântico e o leitor se calhar também, filhos de um século que já foi. Estamos atrasados no tempo, transmitiram-nos os ideais errados e deixaram-nos a sofrer num mundo que muitas vezes já não se importa com as nossas utopias.
Sinceramente, o que despoletou esta análise do romantismo foi conhecer uma agora colega minha, que é a definição de romântica, em todos os sentidos que possam imaginar e embora totalmente diferentes em gostos e todos os outros sentidos senti que muito do que ela dizia era igual ao que eu diria a outras pessoas e é esta a beleza do mundo: encontrar alguém que totalmente diferente se equipara um bocadinho a nós, aos nossos sonhos. Não será a primeira pessoa nem a última que me leva a reflectir sobre isto, assim o espero, mas que é bonito conhecer alguém parecido connosco e chegarmos à conclusão que realmente não somos só nós que nos sentimos bem com o pôr do sol atrás de uma montanha enquanto estamos sentados a saborear um silêncio.

Sem comentários: