quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Poupar combustível


Numa época em que a escalada do preço dos combustíveis não tem fim um limite previsível, o mundo não pode para, no entanto, para andar de carro começa a tornar-se um luxo e como as redes de transporte público se tornam cada dia melhores é de facto bom pensar em alternativas.
Só por curiosidade, a Cobbus, da Caetano, colocou ontem no mercado o seu primeiro autocarro eléctrico em fase de testes. A partir de meio do ano será uma realidade vê-los do lado de lá do Porto devido a um contrato com a Câmara Municipal de Gaia.
Assim e visto que ontem tive diversos problemas a chegar à faculdade devido a um preço do combustível exorbitante (nota-se ainda mais no gasóleo) decidi compilar alguns conselhos para poupar cerca de 30% do actual consumo, para quem não praticar este tipo de condução. Para quem pensar que digo isto sem experiência, posso dizer que já fiz uma média de 3.5 litros de gasóleo a cada 100 km’s (não só em auto estrada) num motor 1.5D da PSA com 65 cavalos.
A resistência do ar é o factor que mais influencia a condução e consumo, portanto ter à disposição um túnel de vento pode poupar cerca de 20 a 30%. Agora como o arranjar? Começa a ser difícil devido às fracas exportações, mas até há bem pouco tempo utilizava os camiões TIR que estão limitados à velocidade de 90 km/hora mas que não têm qualquer dificuldade em manter essa velocidade mesmo em subida. Isto não se deve fazer atenção, porque ter um acidente quando se vai praticamente encostado à traseira de um camião sem ver nada da estrada requer uma atenção enorme ao que se passa além de tentar adivinhar o comportamento do condutor, no entanto eles demoram a parar e são os melhores condutores que andam na estrada, logo não é por aí.
Abastecer de manhã quando a matéria do combustível está menos expandida é a melhor solução porque colocam mais combustível no depósito pelo mesmo preço.
Nunca abasteçam mais do que aquilo que realmente precisam, se vão fazer 100 km’s abasteçam 7 ou 8 litros (cerca de 10 euros), quanto mais gasóleo tiverem mais pesado fica o carro: cada litro pesa cerca de 1kg e carregar 10 ou 20 kgs gasta muita energia. Além disso, quanto mais gasóleo tiverem mais quilómetros são tentados a fazer.
Ligar o ar condicionado em Portugal é errado, o clima é ameno e não é necessário, a chauffage é mais do que suficiente e aproveita apenas o calor do motor ou o ar mais frio no exterior no verão. Não estão sujeitos a micróbios nem a filtros do ar condicionado e ainda poupam cerca de 10% no consumo.
Pneus largos são mais bonitos e seguros mas os carros vêm optimizados de fábrica e garanto que a diferença na segurança é pouca. A única diferença é na beleza e no atrito que aumenta imenso e causa consumos extremamente elevados.
Limpar o filtro de ar do automóvel é fácil: desapertar 3 ou 4 parafusos sacudi-lo e o carro respira muito melhor e consome muito menos além de ficar mais solto.
Eliminem qualquer peso desnecessário, água, garrafões, livros, roupa, equipamentos de trabalho. Levem só o que precisam porque como acima foi dito evitam gastos desnecessários. Quando saem de casa não levam 5 kgs às costas só por precaução, porque irá o vosso carro carregar mais do que o que precisa?
Partilhem o carro se possível. Porque se forem menos uma vez por semana no carro de outra pessoa poupam mais de 15% nos custos totais de manutenção do carro e ainda vos proporciona companhia que hoje em dia é saudável e acima de tudo usem os transportes públicos que são cada vez melhores.
Antigamente e só como referência se fossem mesmo juntos a um camião na auto-estrada, era possível escapar às portagens, no entanto há uns tempos para cá houve uma melhoria nos sistemas e passou a ser impossível. Atenção que isto é ilegal e sujeito a uma punição 100 vezes maior que o valor da portagem que pagariam normalmente.
Evitem equipamentos electrónicos ligados desnecessariamente, gastam energia e mais uma vez aumentam o consumo.
A caixa de velocidades deve ser utilizada a rotações baixas. A cerca de 2000 rotações deve mudar-se a velocidade e nunca se deve ultrapassar as 2500 rotações, poupando imenso combustível e desgastando muito menos as partes móveis do automóvel.
Entretanto tentarei lembrar-me de mais alguns truques e dicas para poupar combustível.

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